quarta-feira, 22 de abril de 2009

A CAMINHO DO PODER

PALAVRA DO CRÍTICO: O QUE JOÃO MOREIRA SALLES FEZ EM "ENTREATOS" É SIMPLESMENTE UMA OBRA DE ARTE ÚNICA; DAQUELAS QUE FICARÃO GRAVADAS NA HISTÓRIA DO CINEMA DE UM PAÍS. ACOMPANHAR A CAMPANHA PRESIDENCIAL DO ENTÃO CANDIDATO LUIS INÁCIO LULA DA SILVA NOS SEUS MOMENTOS MAIS ÍNTIMOS NOS REVELOU NÃO SÓ UM PRESIDENTE CONSCIENTE DE SUA POSIÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA COMO TAMBÉM UMA FACETA CURIOSA (?) E POR QUE NÃO DIZER CRUEL (?) DO NOSSO ATUAL PRESIDENTE: SUA VONTADE QUASE ABSURDA E BRILHANTEMENTE DISFARÇADA DE PODER.
AGORA, O MAIS CURIOSO NO FILME É MESMO VER TODA A EQUIPE DO CANDIDATO NAS ELEIÇÕES DE 2002: ALUISIO MERCADANTE, JOSÉ DIRCEU, POLOCCI, SILVIO PEREIRA, DUDA MENDONÇA E TANTOS OUTROS QUE DOIS ANOS DEPOIS CAIRIAM DE FORMA VERTIGINOSA NO ESCÂNDALO DO "MENSALÃO".
LULA SE SENTE TÃO CONFORTÁVEL DIANTE DAS CÂMERAS QUE NEM PARECE QUE ESTÁ SENDO FILMADO, DIFERENTE DE SUA TRUPE DE AJUDANTES; E ANALISAR O FILME ATRAVÉS DESTE CONTRAPONTO É SEU MAIOR TRUNFO. "ENTREATOS" É UMA OBRA ÚNICA E MARCANTE, NÃO PELO QUE ELA SE PROPÕE A NARRAR, MAS PELO QUE REVELA DA FIGURA SEU PROTAGONISTA. (CULT POP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário